Apesar de nascido em Paris, Gauguin viveu os seus primeiros sete anos da sua vida em Lima, no Peru, para onde os seus pais se mudaram.
Auto-Retrato com Auréla
1889 Óleo sobre madeira
79,2 x 51,3 cm
Washington
National Gallery of Art
Voltou à França, em 1855, estudou em Orléans e aos 17 anos, em Dezembro de 1865, permaneceu 2 anos na Marinha Mercante e 3 na Marinha Francesa.
Gauguin, um homem que fora marinheiro e viajara muito escolheu uma ama como esposa, pois casou-se com uma jovem dinamarquesa, Mette Sophie Gad, no dia 22 de Novembro de 1873, em Paris, com quem teve cinco filhos.
Durante uma das suas mais longas viagens, a Mãe de Gauguin morreu, aos 41 anos de Idade, e foi nomeado um novo tutor legal a Gauguin, um vizinho chamado Gustave Arosa.

«Nevermore» ou Nu da Pahura Deitada»
«O Taiti»
1897
Óleo sobre tela
59,5 x 116 cm
Londres
Courtauld Institute Galleries

«Cavaleiros na Praia»
1902
Óleo sobre tela
65,6 x 75,9 cm
Museum Folkwang
Gauguin descobriu a sua veia artística bastante tarde, por isso, aos 35 anos tomou a decisão mais importante de sua vida, dedicar-se totalmente à pintura.
Incorporou-se ao movimento impressionista francês por meio de Camille Pissarro e Paul Cézanne e expôs pela primeira vez em 1876.
Em 1883, após a quebra da Bolsa de Paris, decidiu dedicar-se inteiramente à pintura, tendo atravessado dificuldades económicas, problemas conjugais, privações e doenças.
«Retrato de Marie Derrien Perante uma Natureza-Morta de Cézanne»
1890
Óleo sobre tela
65 x 55 cm
Chicago
The Art Institute of Chicago
Foi então para a casa dos pais de Mette, em Copenhaga, onde acabou o seu casamento.
As suas primeiras obras tentavam captar a simplicidade da vida no campo, algo que ele conseguia com a aplicação das cores, em oposição a qualquer naturalismo, como demonstra o seu famoso «Cristo Amarelo», onde as cores se estendem planas e puras sobre a superfície, quase decorativamente.

«O Cristo Amarelo»
1889
Óleo sobre tela
92 x 73 cm
Buffalo (N.I),
Albright-Knox Art Gallery
Nas suas telas não faltam cenas que mostram um erotismo natural, um fruto, um segundo conhecidos do pintor, ou a sua paixão pelas nativas. A cor adquire mais preponderância representada pelos vermelhos intensos, amarelos, verdes e violetas.

«Ta Matete (O Mercado)»
1892
Óleo sobre tela
73 x 91,5 cm
Basileia
Offentliche Kunstsammlung
Kunstmuseum Basel
A 4 de Abril de 1891 apanha um barco para o Taiti, onde pintou cerca de uma centena de quadros sobre tipos indígenas, como «Vahiné no te tiare» («A moça com a flor») e «Mulheres de Taiti», além de executar inúmeras esculturas inicia a sua autobiografia no livro, «Noa noa».

«Raparigas com Flores de Manga
«(Mulheres do Taiti)»
1899
Óleo sobre tela
94 x 72 cm
Nova Iorque
The Metropolitan Museum of Art
Depois voltou a Paris, onde realizou uma exposição individual na galeria de Durand-Ruel.
Nessa fase, criou algumas das suas obras mais importantes, como a «De onde viemos? O que somos? Para onde vamos?», uma tela enorme que sintetiza toda a sua pintura, realizada antes de uma tentativa de suicídio.

«D’où venons-nous? Que sommes-nous? Où allons-nous?»
«(De onde vimos? O que somos? Para onde vamos?)»
1897
Óleo sobre tela
139 x 375 cm
Buston
Museum of Fine Arts
Morreu com 54 anos com sífilis a 8 de Maio de 1903, antes de entrar na prisão para cumprir a sentença, por ofensas.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home