sexta-feira, março 24, 2006

Pizarro

Francisco Pizarro nasceu por volta de 1475 em Trujillo, Cáceres, Espanha. Este grande homem ficou conhecido como o conquistador do Império Inca. Filho bastardo nasceu num meio camponês permanecendo iletrado durante toda a sua infância. Abandonado, ainda criança nas escadas da igreja de Trujillo, foi posteriormente reconhecido por seu pai, um nobre capitão dos Tercios [1], que o acolheu. Pizarro foi para Itália para aprender o ofício militar. Mais tarde, participou nas guerras locais e lutou contra o país que o tinha recebido. Em 1502 Pizarro embarcou na frota que levava Nicolás de Ovando, o novo governador da colónia de Hispaniola [2]. Pizarro, insatisfeito com a vida sedentária de colonizador, alistou-se em 1510 na expedição do explorador Alonso de Ojeda, a San Sebastián de Urabá, na Colômbia. A documentação de Vasco Núñez de Boalboa tornou-se no primeiro registo oficial que menciona o nome de Pizarro, pelo facto deste, em 1513, ter participado na expedição onde foi descoberto o Oceano Pacífico, quando era ainda um pequeno e obscuro oficial quase analfabeto. De 1519 a 1523 foi alcaide [3] e magistrado da Cidade do Panamá.
Em 1524, já quase com 50 anos de idade, Pizarro uniu-se a um oficial menor chamado Diego de Almagro que com ele compartilhava a condição. Pizarro, Diego de Almagro e o padre Hernando de Luque iniciaram os preparativos para percorrer a costa oeste da América do Sul, em direcção à Antártida.
Os treze homens que os seguiram continuaram a exploração da costa e comprovaram a existência de um grande império indígena, baptizando-o com o nome de Peru, derivado talvez de um rio próximo chamado Virú. Pizarro enviou Diego de Almagro para buscar reforços ao Panamá, mas o novo governador deu ordens para abandonarem a missão. Como o governador do Panamá continuava a negar-lhes auxílio, Pizarro, em 1528, viajou até Espanha para pedir ao imperador Carlos V apoio para a conquista do grande império. Conta-se que Pizarro traçou então, com a espada, uma linha no solo e convidou a cruzá-la os que desejassem poder e glória. O monarca concedeu-lhe autoridade e regalias de vice-rei, com Almagro e Luque em posições subalternas. Pizarro e seus irmãos, Juan e Gonzalo, partiram para o Panamá em Janeiro de 1530 e rumaram para o Peru um ano depois. O explorador fez um contrato em Abril com os emissários de Atahualpa, o imperador dos incas, que estava próximo da cidade de Cajamarca com um exército de trinta mil homens. Pizarro pediu ao padre Vicente de Valverde que convencesse Atahualpa a aceitar o cristianismo como religião e a Carlos V como seu senhor, o que ele recusou. Em 15 de Novembro, Pizarro atacou os incas e aprisionou Atahualpa, que foi executado em 29 de Agosto de 1553, acusado de haver ordenado a prisão e a execução do irmão de Huáscar (futuro rei de Espanha) e de conspirar contra os espanhóis. Com a notícia da morte do imperador espanhol Carlos V, os exércitos incas que cercavam a cidade de Cuzco, capital do império inca, dispersaram-se imprudentemente. Pizarro, em Novembro de 1533, ocupou assim, a capital inca. Manco Cápac, irmão de Huáscar, foi nomeado rei pelos espanhóis. Pizarro dedicou-se daí em diante a consolidar o domínio espanhol no Perú e a defender o seu património e o de seus irmãos. Todavia, as divergências entre ele e Diego de Almagro acentuaram-se. Almagro quis tomar Cuzco, mas Pizarro convenceu-o a conquistar a região que hoje representa o Chile.
Fracassando uma expedição ao sul, Almagro retornou ao Perú e tomou Cuzco à força. Derrotado mais tarde, foi feito prisioneiro e executado por ordem de um outro irmão de Pizarro, Hernando. Na ocasião, Pizarro estava em Lima, cidade que fundou em 1535 e onde viveu os seus últimos anos. Desde aí, Pizarro teve um empenho constante na aventura da conquista da América, nos arredores da primeira Colômbia, nessa altura chamada Castilha de Oro, o que lhe rendia esforços e aflições com as Caraíbas. Os partidários de Almagro, reunidos em torno do filho deste e, temerosos, decidiram tomar a iniciativa. Num ataque ao palácio de Pizarro, mataram-no a 26 de Junho de 1541.
Em 15 de Novembro, Pizarro atacou os incas e aprisionou Atahualpa, que foi executado em 29 de Agosto de 1553, acusado de haver ordenado a prisão e a execução do irmão de Huáscar (futuro rei de Espanha) e de conspirar contra os espanhóis. Com a notícia da morte do imperador espanhol Carlos V, os exércitos incas que cercavam a cidade de Cuzco, capital do império inca, dispersaram-se imprudentemente. Pizarro, em Novembro de 1533, ocupou assim, a capital inca. Manco Cápac, irmão de Huáscar, foi nomeado rei pelos espanhóis.
Pizarro dedicou-se daí em diante a consolidar o domínio espanhol no Perú e a defender o seu património e o de seus irmãos.


[1] Unidades militares mais características da Espanha entre 1534 e 1704 para as lutas incessantes em defesa da monarquia hispânica. Forças de Elite por excelência formavam os chamados «exércitos das glórias imperiais» compostos por 60.000 soldados. Os tercios espanhóis constituíam uma temida força de choque conhecida pelas muitas vitórias durante mais de um século. Cada tercio era formado por 12 companhias de 250 soldados, cada uma sobre o comando de um capitão, um alferes e um sargento. Gozavam de merecida fama por toda Europa pela sua eficácia de combate.
[2] Hispaniola significa «pequena Espanha» e foi a primeira colónia espanhola nas Américas.
[3] Oficial de Justiça. O explorador fez um contrato em Abril com os emissários de Atahualpa, o imperador dos incas, que estava próximo da cidade de Cajamarca com um exército de trinta mil homens. Pizarro pediu ao padre Vicente de Valverde que convencesse Atahualpa a aceitar o cristianismo como religião e a Carlos V como seu senhor, o que ele recusou.
8ºano
Ano Lectivo: 05/06
disciplina: História

1 Comments:

At domingo, outubro 08, 2006 11:42:00 da tarde, Blogger Kabujurra said...

Eu conheço é o piçarro. ahahha

 

Enviar um comentário

<< Home

Girlfriend Video
Girlfriend lyrics - Avril Lavigne lyrics
Avril Lavigne Music Videos
Music Video Codes by VideoCure
No Woman No Cry Video
No Woman No Cry lyrics - Bob Marley lyrics
Bob Marley Music Videos
Music Video Codes by VideoCure