quarta-feira, dezembro 13, 2006

Violência nas Escolas


Em muitas cidades, várias escolas são palco de situações de violência.
A violência nas escolas tem aumentado e não se resume só a actos de agressão física. São também as humilhações, cenas de intimidação e de provocação.
A violência surge, na maior parte das vezes, quando há exclusão social, ou seja, que alguém seja posto de parte, em certo grupo de colegas.
As maiorias das ocorrências violentas nas escolas são praticadas por alunos, que muitas vezes que tenham problemas em casa ou na escola.

Há uma diferença qualificativa entre os diversos tipos de «actos de violência», que surgem nas escolas. Para muitos pais, alunos e profissionais de educação, maior parte da violência vem de fora da escola, mas nem toda, pois a escola também produz a violência no seu quotidiano mas sendo esta uma violência subtil e invisível, na maior parte das vezes.
Os adolescentes que agridem ou são agredidos, física, verbal ou gestualmente tendem a um afastamento em relação à casa, à família e à escola.
O problema no grupo das vítimas, é que os jovens afirmam não serem felizes e não se sentirem seguros na escola, muitas vezes referindo da qual não gostarem. Também por terem problemas em estabelecer relações sociais e, por isso, têm dificuldade em fazer amigos, aliás muitos referem não os ter.
É também preciso considerar, nesses joves, a baixa auto-estima, alguns distúrbios ao nível da atenção, falta de auto-controlo e baixa realização nos estudos. Decisiva, é também a relação com os professores, os colegas e a família – se é nuclear (pais vivem juntos), mono parental (só vive com um dos pais) ou recomposta (se o pai ou mãe, com quem vive, criou uma nova família), estes factores também afectam.Os jovens que não vivem com ambos os pais envolvem-se mais em casos de humilhação, abuso e insinuações, bem como os que reconhecem ter dificuldade em falar com a mãe ou o pai sobre aquilo que os preocupa.

Não é fácil lidar com a violência da sociedade, como toda a gente sabe.
A mudança, na prática do sistema de ensino, deve levar à eliminação das barreiras, entre os alunos e a escola e entre a comunidade e a escola.
A democratização do acesso à escola não deve ser vista só como a extensão do atendimento escolar (aumentando o número de vagas, por exemplo) ou mesmo a criação de condições materiais para a fixação do aluno.

9º ano
Ano Lectivo: 06/07
Disciplina: Formação Cívica

1 Comments:

At quinta-feira, dezembro 28, 2006 8:00:00 da tarde, Blogger Nádia said...

Na minha opinião, e relativamente aos alunos que são agredidos e humilhados dentro das escolas, penso que deveria exsitir uma maior sensibilização por parte dos docentes e funcionários, que muitas das vezes vêem as coisas a acontecer à sua frente e nada fazem pois não querem preocupações ou chatices. Também os alunos mais velhos com 'cabecinha' deviam tentar evitar estas situações e defender estes alunos (pois talvez já tenham passado por isso mas nada fazem).

 

Enviar um comentário

<< Home

Girlfriend Video
Girlfriend lyrics - Avril Lavigne lyrics
Avril Lavigne Music Videos
Music Video Codes by VideoCure
No Woman No Cry Video
No Woman No Cry lyrics - Bob Marley lyrics
Bob Marley Music Videos
Music Video Codes by VideoCure